Administração - 17/11/2023

Administração atinge 95,11% de transparência e recebe selo Diamante

Visando o atendimento dos critérios do Programa Nacional de Transparência Pública, realizado entre os dias 06 de junho e 11 de agosto de 2023, o Executivo Municipal de Barracão, por meio da Gerência de Controle Interno, encaminhou respostas ao questionário, bem como as evidências de atendimento aos itens de transparência, com o objetivo de promover a devida publicação das informações públicas em seu portal, bem como as adequações necessárias. Para uma melhor efetivação da transparência, as informações públicas divulgadas pelos Poderes e órgãos públicos, em seus portais, devem sempre estar em local de fácil acesso, isto é, onde, provavelmente, qualquer cidadão procuraria o informe dentro do portal.

O levantamento anual visa à transparência ativa, ou seja, aquela por meio da qual se disponibilizam dados de forma espontânea, independentemente de solicitação. O Tribunal de Contas do Paraná efetuou a validação das evidências enviadas, com vistas à formação do ranking do ITP 2023, assim como a composição do 2º Ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública da ATRICON (Associação dos Tribunais de Conta).

As respostas ao questionário relacionado aos itens de transparência pública, encaminhadas pelo Executivo de Barracão, e que foram validadas pelo Tribunal de contas do Paraná, atingiram a marca de 95,11%, levando o Município de Barracão a figurar entre os 27 mais bem avaliados, e que receberam o Selo Diamante. O ranking dos Executivos Municipais, e o Radar da Transparência podem ser consultados nos links abaixo:

A Administração Municipal iveste em praças no Bairro Industrial