Administração - 26/09/2022

Confira!

Foto: Ascom Barracão

Administração Municipal informa.
Como o CRAS e CREAS atuam:
Ambos os espaços contam com equipes técnicas compostas por Assistentes Sociais e Psicólogos, que realizam serviços de acolhimento, visitas domiciliares, atendimentos individualizados e atendimento sócio familiar.
Atuam dentro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), onde as equipes técnicas buscam viabilizar a resolução dos problemas e o acesso a direitos, seja por meio de encaminhamentos ou outros serviços.
Dependendo da situação apresentada a família poderá ser inserida em grupos de acompanhamento ou atendimentos individualizados até que a dificuldade identificada pela equipe técnica seja superada.

Entenda a diferença entre CRAS e CREAS
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado o mais próximo possível das áreas de maior vulnerabilidade socioeconômicas do município, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade em geral.
Por tanto cabe ao CRAS o Serviço de Proteção Básica, atuando na prevenção de situações de vulnerabilidade e risco social. Ou seja, o CRAS atende casos de famílias em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, tais como:
* Acesso a benefícios eventuais;
* Descumprimento das condicionalidades do programa de transferência de renda Auxílio Brasil;
* Famílias que enfrentam dificuldades para ter acesso a serviços públicos de saúde, educação entre outros;
* Pessoas com deficiência e idosos que precisam de acesso ao Benefício de Prestação Continuada;
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.
Por tanto cabe ao CREAS o Serviço de Proteção Especial, atuando no enfrentamento de situações de violação de direitos. Ou seja, o CREAS atende casos de famílias em situação de violação de direitos, tais como:
* Violência física ou psicológica;
* Violência doméstica;
* Situações de conflito familiar;
* Negligência e abandono envolvendo crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência;
* Violência sexual (abuso ou exploração);
* Descriminação (sexo, cor, etnia ou orientação sexual);
* Tráfico de pessoas;
* Trabalho infantil;
* Acompanhamento de medidas sócio educativas;
* Pessoas em situação de rua;
* Fragilização ou rompimento de vínculos, afastamentos do convívio familiar, dentre outras.
Havendo necessidade de atendimento por parte do CRAS o munícipe pode entrar em contato pelo telefone fixo/WhatsApp 049 36441012, ou se dirigir pessoalmente até a Avenida Arnaldo Buzatto nº448 (ao lado da rodoviária municipal) e CREAS pelo telefone/WhatsApp 049 36444268 ou pessoalmente na Rua Rio Grande do Sul n°210 (antigo posto de saúde do centro).

Aconteceu neste dia 17/04 o município de Barracão participou do “Dia D de Combate a Dengue”organizado pelo CIF

Administração Municipal de Barracão comunica a população em geral que encontra-se aberta as inscrições para aulas de voleibol

Comissão organizadora da 16ª Cavalgada e Peregrinação á Santa Emília Rodat, convida a população em geral para participar nos dias 27 e 28 de abril de 2024, com a seguinte programação.