Publicações

Conselheiros Tutelares passam por capacitação

A Secretaria da Família e Assistência Social de Barracão está realizando mais uma capacitação para os Conselheiros Tutelares do município.

Este trabalho será realizado em dois dias, na quarta-feira, dia 16 e quinta, dia 17.

A capacitação dos profissionais que atuam no Conselho Tutelar de Barracão envolve:

Metodologia de Trabalho de forma expositiva e diálogos em grupo sobre o papel do Conselho Tutelar, seu funcionamento, legislação, cotidiano e corresponsabilidade de cada estrutura da rede no atendimento a criança e adolescente.

Os assuntos abordados são: A família no contexto psicossocial e socioeducativo; Atribuições do Conselho Tutelar e da rede de atendimento a criança e adolescente; Legislações e normativas; Mudanças legislativa e normativas atualizadas; Escuta qualificada; Lei Menino Bernardo, acolhimento familiar e institucional; Ética e corresponsabilidade, responsabilidades, advertências e possíveis afastamento e perda do mandato. 

Ainda, como compreender o Sistema de Garantias de Direitos da Criança e Adolescente; Fluxo da rede de atendimento; recebimento da denúncia como agir e procedimentos; Estudos de fatos e entendimento dos encaminhamentos ao Sistema de Garantia de Direitos (SGD), além de outras atividades de interesse do grupo.

“Os nossos conselheiros tutelares são profissionais que agem de acordo com os direitos e deveres das crianças e adolescentes do município. Eles se deparam diariamente com realidades de violações de direitos complexos, que demandam uma atuação concreta. Por isso que é tão importante qualificações como esta. Enquanto Assistência Social de Barracão, primamos pela formação continuada o que refletirá na qualidade dos atendimentos prestados à população por estes profissionais”, destacou a Secretária Adriana Santini Zandoná.


Segunda à Sexta-feira
08 - 13h30
13h - 17h30
Telefones:
(49) 3644.1215
(49) 3644.1217

Prefeitura Municipal de Barracão - Paraná - Rua São Paulo, 235 - Centro - CNPJ.:75.666.131/0001-01 2021® Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: PORTAL TRI