Comitê de Operações Emergenciais discute ações no enfrentamento à COVID-19

Na manhã da segunda-feira (20) o Comitê de Operações Emergenciais – COE, de enfrentamento e monitoramento à COVID-19 de Barracão esteve reunido para avaliação dos trabalhos de fiscalização e adoção de novas ações.

De acordo com o Secretário de Saúde, Valdinei Battisti, este encontro foi de extrema importância.

“Neste momento sentimos à necessidade de alinhar algumas medidas e discutirmos novas ações de enfrentamento ao problema de saúde pública instalado e sermos efetivos nos encaminhamentos. Precisamos somar forças com todos os segmentos e instituições para darmos respostas efetivas aos trabalhos que estão sendo realizados”, destacou Valdinei.

Fiscalização

“Nestas ações de fiscalização contamos com profissionais do município, capitaneados pela equipe da Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Militar e Ministério Público, assim temos respaldo e a certeza que o não cumprimento das medidas sanitárias não ficará impune e resultará em sanções. Infelizmente em alguns casos precisamos chegar neste nível e agirmos no rigor da lei”.

Ele lembra ainda que as equipes estão recebendo muitas denúncias e fiscalizando, o que torna o saldo positivo neste momento crítico.

Por outro lado, Valdinei afirma que mudanças estão ocorrendo na mentalidade das pessoas.

“O negacionismo da realidade está diminuindo cada vez mais, pois até então víamos os problemas distantes, nos grandes centros, agora com o problema instalado em nosso município, estas mentes resistentes estão pensando diferente. Atualmente temos uma boa adesão da população em relação às medidas de enfrentamento, contudo, também temos exceções e é o que nos preocupa, porém, ainda acreditamos que podemos mudar estas mentalidades e termos os devidos cuidados. Caso à resistência persista, contamos com o apoio da Polícia Militar e Ministério Público para ações mais enérgicas”.

Caso que evoluiu à óbito

“Este idoso de 76 anos deu entrada no hospital com suas comorbidades bastante agravadas e debilitado, porém, não tinha o vírus, contraindo à COVID-19 no período em que esteve em internamento, com isso seu histórico de saúde se agravou e infelizmente evoluiu para óbito. Nos solidarizamos com familiares e amigos e estendemos nosso pesar”.
Por fim, Valdinei destacou que o trabalho irá continuar e pediu apoio à população.

“Seguimos firmes e fortes, sem achismos ou crendices, respeitando sempre a questão técnica e o que determina à lei”.
Para a responsável pela Vigilância Sanitária, Josiane Vasques, os trabalhos de fiscalização se deram no sentido de notificação, especialmente de estabelecimentos comerciais que não estavam cumprindo o que determinam os decretos.

“Como existem exceções, alguns casos evoluíram para infração, com abertura de processo administrativo e posterior aplicação de multa”.

Conforme ela, quatro empresas foram notificadas pelo descumprimento do decreto em relação ao uso de máscaras. Três estabelecimentos de gêneros alimentícios e um bar.

Foram interditados ainda cinco bares, destes, três resultaram em Termo Circunstanciado (TC) e um foi infracionado, o qual será multado, dentre outras sanções resultantes.

“Agora, se ocorrer reincidência o caso em questão será encaminhado para o Ministério Público”, alerta Josiane.
A fiscalização realizada pelo município de Barracão é ininterrupta e ocorre de domingo a domingo, ao longo do dia e à noite na cidade e interior.

Esta intensificação do controle e colaboração da sociedade resultou em um congelamento dos números positivados nos últimos dias.

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pelo CIF no final da tarde da segunda-feira (20), Barracão está com 13 casos em investigação; 51 foram descartados e 34 casos foram positivados. Destes, 33 já estão recuperados e 01 evoluiu para óbito.

Prefeitura Municipal de Barracão - Paraná - Rua São Paulo, 235 - Centro - CNPJ.:75.666.131/0001-01 2020® Todos os direitos reservados