Município intensificará fiscalização para evitar aglomerações e novas contaminações da COVID-19

Único município da região da fronteira com Santa Catarina e Argentina a registrar casos positivos da COVID-19, fez autoridades de saúde do município de Barracão, no Paraná, adotar novas medidas para evitar outros contágios.

Com Decreto 119/2020 em vigência, que torna obrigatório o uso de máscaras nas ruas e em locais fechados, bem como, a utilização de álcool em gel na porta de entrada dos estabelecimentos comerciais, agora, equipes de saúde percorrerão ruas, empresas e possíveis locais com reunião de pessoas para fiscalizar e até mesmo responsabilizar e notificar quem descumprir às medidas.

O valor da multa será de uma Unidade de Referência do Município – URM, cujo valor de referência é de R$ 72,85 (setenta e dois reais e oitenta e cinco centavos), podendo ser dobrada, em caso de reincidência.

De acordo com a responsável pela Vigilância Sanitária, Josiane Vasques, esta fiscalização mais rigorosa terá início na manhã desta sexta-feira, dia 22, e será intensificada no final de semana.

“Nossos profissionais da Vigilância receberão apoio de profissionais de outros setores, assim, vamos percorrer ruas com grande circulação pessoas para que não saiam de casa sem a máscara e também fiscalizar empresas para que forneçam o álcool em gel na porta e que não permitam entrada de clientes sem máscaras. Esta fiscalização também ocorrerá à noite e nos finais de semana, contemplando também bares e restaurantes”.

Conforme a profissional, esta ação não visa coibir o comércio e sim, orientar para os cuidados pessoais.

“Precisamos deixar claro que nosso serviço é para orientar, cobrar realmente quem descumpre às medidas sanitárias, o que pode colocar em risco outras pessoas e até mesmo uma empresa inteira, que poderá ser fechada pelo período de uma quarentena caso algum colaborador teste positivo para coranavírus”.

Josiane lembra ainda que quem estiver em isolamento social após apresentar síndrome gripal também será fiscalizada.

“Estamos dando todo o apoio necessário para estas famílias que estão em isolamento social, com isso, não podemos permitir que descumpram estas normas, pois, cada uma assinou uma declaração com o compromisso de ficar em casa e respeitar o período de quarentena, que é de 14 dias, para não colocar outras pessoas na linha contágio”, destacou.

Números desta quinta-feira (20) da COVID-19 no município:

Investigação 2 (paciente mulher 43 anos; paciente homem de 22 anos)

• Descartados 8
  • Confirmados 3
  • Recuperados 3

Ascom/Portal Tri

:::MATÉRIA RELACIONADA:::

BARRACÃO – 2º caso de Coronavírus é confirmado no município

Prefeitura Municipal de Barracão - Paraná - Rua São Paulo, 235 - Centro - CNPJ.:75.666.131/0001-01 2020® Todos os direitos reservados