Uso de máscara – agora é obrigatório sob pena de multa

O Prefeito de Barracão, Marco Zandoná, emitiu na tarde desta segunda-feira (27), o Decreto Nº 119/2020 que torna obrigatório o uso de máscaras em todo o território municipal, como mais uma medida de prevenção e cautela, que visa reduzir riscos de transmissão para enfrentamento ao COVID-19.

Na última sexta-feira (24) o município registrou o primeiro caso de coronavírus em um homem de 32 anos.

Conforme o Decreto, todas as pessoas que se encontrarem fora de casa deverão fazer uso da máscara.

“A obrigação do uso do equipamento de proteção individual estende-se para qualquer ambiente, mesmo em céu aberto, abrangendo vias e repartições públicas, transporte coletivo público ou privado, parques, praças, comércio, instituições bancárias, industriais e outros estabelecimentos congêneres tidos como essenciais”, destacou o Prefeito de Barracão Marco Zandoná no Decreto.

A obrigatoriedade é por tempo indeterminado.

Isso porque, pesquisas têm apontado que a utilização de máscaras caseiras impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos.

O descumprimento da medida sujeita o infrator ao pagamento de multa, podendo o valor ser dobrado em caso de reincidência.

Importante destacar que este novo Decreto não isenta ou desobriga qualquer pessoa ou estabelecimento comercial do cumprimento das normas já estabelecidas anteriormente, como evitar aglomerações e a utilização de álcool em gel na porta, entre outras.

Este Decreto entrará em vigor nesta terça-feira, dia 28.

Mas que máscara usar?

Nesse sentido, sugere-se que a população possa produzir suas próprias máscaras caseiras, utilizando tecidos que podem assegurar uma boa efetividade se forem bem desenhadas e higienizadas corretamente.

Os tecidos recomendados para utilização para fabricação de máscaras são: tecido de saco de aspirador; cotton (55% poliéster e 45% algodão), tecido de algodão (como camisetas 100% algodão), ainda, fronhas de tecido antibacteriano.

Observação: é importante que a máscara seja feita nas medidas corretas e que cubra totalmente a boca e nariz, estando bem ajustada no rosto, sem deixas espaços nas laterais.

Para higienizar sua máscara você poderá deixá-la no molho com água sanitária por cerca de 10 minutos.

Prefeitura Municipal de Barracão - Paraná - Rua São Paulo, 235 - Centro - CNPJ.:75.666.131/0001-01 2020® Todos os direitos reservados