Município terá aulas à distância para alunos do 1º ao 5º ano

Com aulas suspensas desde o dia 20 de março o município de Barracão iniciou uma nova fase de ensino para alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino Fundamental, Fase I, do 1º ao 5º ano, que é aulas à distância.

Os trabalhos só estão sendo possíveis porque entraram em vigor normativas para este formato de aulas, pois não há expectativa de retorno das atividades presenciais nas próximas semanas.

Secretária de Educação Áurea Spies

“Estamos vivendo um momento atípico em termos de ensino aprendizagem. O Calendário escolar foi suspenso no dia 20 de março e desde então estamos sem aulas presenciais. Neste tempo aguardávamos instruções legais para aplicação de um modelo de ensino que chegasse a todos os nossos alunos matriculados na rede municipal de ensino” informa a Secretária de Educação Áurea Spies.

Para ela, ainda existem muitas preocupações em relação ao ensino à distância:

“Você ministrar aulas EAD para jovens e adultos é uma coisa, mas aulas à distância para crianças de 06 a 11, é totalmente diferente” preocupasse Áurea.

Mas como funcionará este estudo à distância? Ela explica!

“Nossos professores irão até suas respectivas escolas, duas vezes por semana, conforme sua carga horária, onde vão preparar o material didático, posteriormente este material é avaliado pela direção escolar e impresso.

Conforme Áurea, é a partir deste material que as aulas serão ministradas.

“Toda quarta-feira, a partir do dia 29 de abril, apenas um membro por família, pai, mãe ou responsável, irá até a escola retirar este material. Em casa os pais devem auxiliar seus filhos mais do que nunca, pois nesta fase, muitas serão às dúvidas. Caso o responsável tenha dificuldades no auxílio, este deve anotar os pontos duvidosos e consultar o professor no momento que entregar o material respondido e retirar o novo”, explica a Secretária.

Ela lembra que é importante observar que o modelo não presencial não é o ideal, mas é o que pode ser feito no momento.

“Não podemos tapar o sol com a peneira, sabemos que este modelo não é o ideal e nada substituiu o professor em sala de aula, por isso peço aos pais muita calma e paciência com seus filhos e filhas neste momento”.

Ensino em creches e pré-escolar

“Esta é outra preocupação. Nestas normativas não há nada correspondente ao ensino infantil que são os CMEIs e a Pré-Escola. Contudo, nos últimos dias recebemos um documento do MEC com previsão de que esta modalidade poderá ser incluída no ensino à distância, mas sem formalização”, finaliza a Secretária de Educação.

Atualmente Barracão tem aproximadamente 1.100 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, destes, 800, do 1º ao 5º ano, terão aulas EAD a partir da quarta-feira, dia 29 de abril.

08 - 13h30
13h - 17h30

Prefeitura Municipal de Barracão - Paraná - Rua São Paulo, 235 - Centro - CNPJ.:75.666.131/0001-01 2021® Todos os direitos reservados