Em dois dias 510 doses de vacinas contra à gripe são aplicadas em idosos e trabalhadores da saúde

Na última segunda-feira o município de Barracão iniciou a campanha de vacinação contra à gripe.

Porém, neste primeiro momento foram recebidas apenas 30% das doses necessárias para atender o público alvo na 1ª fase que são idosos e profissionais da saúde.

Conforme a enfermeira Cledir Busato, Barracão recebeu 510 doses, as quais foram aplicadas na segunda (23) e terminaram no final da tarde desta terça-feira (24).

Ao todo, o município irá imunizar mais de 1.151 idosos e 139 profissionais da saúde.

Para atender este público alvo, quatro postos estão atendendo: Centro, Rural, Industrial e Copasa, bem como, na Vigilância em Saúde, no antigo posto do centro.

Conforme Cledir, uma nova remessa de vacinas chegará em Barracão na sexta-feira, dia 27.

De acordo ela “a orientação é que o idoso receba a vacina e em seguida volte para casa”.

Nas unidades de vacinação estão sendo adotadas todas as medidas necessárias para evitar aglomerações e local diferenciado para aplicação.

Ela lembrou ainda que “idosos acima de 75 anos ou debilitados, devem permanecer em casa, pois uma equipe de profissionais fará à vacina na residência, afim de evitar aglomerações.”

A 1ª fase da vacinação se estende até o dia 19 de abril.

Importante lembrar é que é necessário levar o cartão de vacinação.

O Dia D da campanha em Barracão acontecerá no dia 09 de maio.

Fique sabendo – Calendário de vacinação para os grupos prioritários.

1ª fase, início 23 de março:

– idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde.

2ª fase, início 16 de abril:

– professores das escolas públicas e privadas;
– profissionais das forças de segurança pública e salvamento;
– portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

3ª fase, início dia 09 de maio:

– crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
– gestantes;
– puérperas;
– povos indígenas;
– adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
– população privada de liberdade;
– funcionários do sistema prisional;
– adultos de 55 a 59 anos;

Prevenção

Importante lembrar que a campanha de vacinação é mais uma forma de prevenção contra à gripe, contudo, não previne contra o coronavírus, a melhor forma é evitar aglomerações, lavar bem às mãos com água e sabão e usar o álcool gel.

08 - 13h30
13h - 17h30

Prefeitura Municipal de Barracão - Paraná - Rua São Paulo, 235 - Centro - CNPJ.:75.666.131/0001-01 2021® Todos os direitos reservados