Saúde mobilizada para vacinar homens e mulheres de 20 a 29 anos contra o sarampo

A Secretaria de Saúde de Barracão está mobilizada na Campanha de Vacinação contra o Sarampo, isso devido ao aumento significativo dos casos nos últimos meses. O público-alvo são as pessoas de 20 a 29 anos, pois, dos 780 casos confirmados, 52% fazem parte deste público. Por isso a preocupação maior nesta faixa etária.

Aliás, este público alvo terá vacinação indiscriminada, ou seja, todas as pessoas com esta idade devem procurar as unidades no período da campanha, independentemente de já terem recebido outras doses.

A Campanha Nacional de vacinação contra o sarampo começou na segunda-feira (10) e segue até o dia 13 de março. O dia D de mobilização nacional será neste sábado (15), e a vacina já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, à disposição da população.

Importante destacar que todos os Postos: do Centro, Copasa, Industrial e a Sala de Vacinação no antigo posto, estarão abertos neste dia.

No interior, a equipe de saúde do rural estará passando nas comunidades, com roteiro disponível com as agentes comunitárias de saúde.

De acordo com a enfermeira Cledir Busatto, a vacina é a única forma de prevenção contra à doença:

“O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença e a única forma de prevenir é tomando à vacina”.

Sintomas:

“Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer”, esclarece à profissional.

Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas.

Proteção:

“A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. É importante comparecer aos postos de saúde com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose, sem ela não é possível fazer a atualização”, completa.

A campanha contempla as pessoas de cinco até 59 anos. Para as faixas etárias entre 05 até 19 anos, todos devem ter duas doses da vacina.  De 30 até 59 anos, uma dose contra o sarampo já é suficiente.

Conforme Cledir, para o trabalhador, até dia 13 de março, o interessado poderá comparecer na sala da Vigilância em Saúde, no antigo posto central, todas às quartas-feiras, até às 20h, inclusive ao meio dia para receber à dose.

Para a população de 20 a 29 que comparecer, os profissionais estarão entregando uma requisição de exames de rotina, entre eles: hemograma, triglicerídeos, colesterol, creatinina, diabetes, entre outros.

Também haverá a realização de testes rápidos.

O Dia D de vacinação contra o sarampo de Barracão acontecerá das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.

Febre Amarela

Crianças de 04, 05 e 06 anos precisam receber uma segunda dose da febre amarela.

No interior:

• Na Siqueira Bello a enfermeira estará na quinta-feira, dia 20, o dia inteiro.
  • Na Linha Alegria dia 21, sexta-feira, o dia inteiro.
  • Na Linha São Roque, sexta-feira, dia 28 pela manhã.
  • E na Linha Alto Alegre, dia 28, na escolinha, à tarde.

Importante:

Mulheres grávidas não podem fazer à vacina contra o sarampo, tão pouco febre amarela. Orientação é de não engravidar após receber a dose num período de 30 dias.

Prefeitura Municipal de Barracão - Paraná - Rua São Paulo, 235 - Centro - CNPJ.:75.666.131/0001-01 2020® Todos os direitos reservados