Ano Letivo inicia no próximo dia 05 de fevereiro

Todo mundo adora férias e a expectativa por elas é sempre grande. Contudo, após este tão esperado momento, especialmente para crianças e adolescentes, é hora de retornar à rotina, e uma delas é a escola.

Mas nada de desespero, mostre para seu filho que é sempre bom rever os professores e colegas de classe. Converse com seu filho com tranquilidade e segurança, pois muitas serão as novidades e coisas boas que aguardam por ele.

Conforme a Secretaria de Educação de Barracão, professora Áurea Spies, é normal a criança precisar de uma readaptação:

“Sempre digo aos pais, nada de desespero, é normal que algumas crianças tenham dificuldades para se readaptarem à rotina, pois em casa, as crianças costumam dormir e acordar mais tarde e as refeições também são feitas em horários diferentes. Por isso é importante ir reimplantando os horários nestes dias que antecedem o retorno. Nossos professores são capacitados e treinados para acolher da melhor forma possível seu pequeno. Então não se chateie se a readaptação levar alguns dias”.

Outra diga importante é não atrasar ao buscar seu filho, a professora Áurea explica:

“Se o pai ou mãe atrasar ao buscá-la, a criança percebe que seus coleguinhas já foram e isso pode causar medo do abandono e no outro dia ela pode ficar insegura ao ir pra escola. Então pais, cheguem no horário, se não puder, avise que irá atrasar”.

O Ano Letivo de Barracão inicia na quarta-feira, dia 05 de fevereiro, em todos os educandários, da creche ao 5º ano das series iniciais. Contudo, os professores retornam dois dias antes e fazem os estudos e planejamentos na segunda, dia 03 e terça-feira, dia 04.

Áurea Spies lembra que o município tem horários diferenciados para atendimento nas creches:

“Os pais precisam trabalhar. Por isso que o prefeito Marco Zandoná sempre defendeu horários estendidos nas creches de 12h, das 07h às 19h, de segunda à sexta-feira, o que dá mais tranquilidade e a certeza que os filhos estão bem cuidados”, lembrou.

Conforme a Secretária, o transporte de alunos já está programado e realizará o mesmo itinerário do ano passado em todas às linhas e bairros.

“Mudança”

Uma única mudança que acontecerá em relação ao ano passado será na Escola Rural Duque de Caxias da Linha São Roque.

“Foi um pedido que fiz em agosto de 2019. Os alunos da Rede Municipal frequentavam às aulas no período da manhã. Já os alunos da Rede Estadual no período da tarde. Pensando nos pequenos de 4, 5 anos que precisavam acordar muito cedo, antes das 06h, fizemos esta alteração após entendimento com o Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão. Assim, os alunos matriculados no município irão para suas aulas no período da tarde, os do estado de manhã”, esclareceu Áurea.

Por fim, ela desejou sucesso aos professores, profissionais de educação e servidores e um bom retorno aos alunos.

Prefeitura Municipal de Barracão - Paraná - Rua São Paulo, 235 - Centro - CNPJ.:75.666.131/0001-01 2020® Todos os direitos reservados