Aproximadamente 700 estudantes da Rede Municipal de Ensino participam do Projeto JEPP do Sebrae Paraná

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

Foto: Assessoria/Itamar Soares

A solução educacional do Sebrae para esta etapa da Educação Básica é o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social). Foi pensando no desenvolvimento destas habilidades em seus alunos, que a Secretaria de Educação de Barracão, implantou o programa em 2014 e de lá pra cá colhe seus frutos.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;

Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;

Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;

Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, a solução, aliada a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.
Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Foto: Assessoria/Itamar Soares

Este ano, os temas trabalhos no Jovens Empreendedores Primeiros Passo foram:

1° ano – O Mundo das ervas Aromáticas
2° ano – Temperos Naturais
3° ano – Oficina de Brinquedos Ecológicos
4° ano – Locadora de Produtos
5° ano – Sabores e Cores

O Programa em Barracão

Implantado no início de 2014, o Programa contempla aproximadamente 700 alunos das séries iniciais do município, o qual já rendeu prêmios e o reconhecimento pelo SEBRAE/PR por estar inserido em 100% das escolas. O Prêmio recebido por Barracão, é uma iniciativa pioneira do SEBRAE/PR e teve por objetivo identificar, estimular, difundir e reconhecer as melhores práticas e resultados em Educação Empreendedora no Estado do Paraná. Na Etapa do Sudoeste, dentre os três finalistas, Barracão teve dois projetos premiados, os quais foram classificados para a Etapa Estadual.

O projeto vencedor do 1º Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora no Paraná foi desenvolvido e aplicado na Gruta Santa Emília de Rodat no ano de 2016 e focou o desenvolvimento pessoal e a conscientização sobre o meio ambiente, com a reciclagem da parafina e a fabricação de lembranças (velas) a partir do material reutilizado e que é extraído na Gruta após intenções dos romeiros.

Turno Único
07:00hs às 13:00hs

Prefeitura Municipal de Barracão - Paraná - Rua São Paulo, 235 - Centro - CNPJ.:75.666.131/0001-01 2019® Todos os direitos reservados