Município zera fila de espera para cirurgias de cataratas

O município de Barracão zelou sua fila de espera para cirurgias de cataratas e ainda ficou com cotas para novos pacientes.

As cirurgias foram realizadas no domingo (30) no Hospital Regional de Francisco Beltrão.

Conforme o Secretário de Saúde, Valdinei Batistti, cirurgia de cataratas era uma demanda acumulada, o mesmo ocorre com pterígio.

“Sim, esta era uma demanda acumulada que trabalhávamos para zerar e felizmente conseguimos neste domingo em parceria com o Hospital Regional de Francisco Beltrão. Não só zerar, pois ainda ficamos com duas cotas para futuras intervenções”.

Conforme Valdinei, Barracão tinha direito a 12 cirurgias neste mutirão, mas a demanda até então do município era de 10 pacientes, sobrando assim, outras duas vagas para cirurgias de cataratas futuras.

Com estas 10 cirurgias, somadas com outras 19 no último quadrimestre, Barracão realizou nos últimos meses 29 cirurgias.

Já sobre cirurgias de pterígio, Valdinei Batistti informa que toda a burocracia já foi superada e agora o município aguarda apenas a data para a realização de mais um mutirão.

Não comparecimento

Somados aos bons números na questão de cirurgias eletivas, uma outra questão chama atenção das autoridades de saúde que são os faltantes. Ou seja, pacientes cadastrados estão ocupando suas respectivas vagas, mas não hora de receber o atendimento não estão comparecendo. Assim, tiram o espaço de outros pacientes que não conseguem o atendimento especializado.

Quem fala sobre o assunto é a responsável pelo Setor de Agendamentos de Barracão, Nanci Leonardi.

“Quando agendamos, avisamos o paciente com bastante antecedência sobre à consulta, com 20, 25 dias. Raríssimas exceções com aviso de menos tempo. Assim, pedimos aos nossos pacientes que estão com consultas agendadas e não puderam comparecer, que nos avisem com antecedência para que possamos desmarcar e agendar outra pessoa e assim, atender um número maior de pacientes”.

Para Valdinei, estas faltas não ocorrem apenas com atendimentos de especialidades em Francisco Beltrão, Curitiba, ou outros centros, mas nos próprios Postos de Saúde do município.

“Estes casos de não comparecimento ocorrem em todos os setores da saúde e precisamos nos conscientizar sobre a importância do comparecimento. Na odontologia é frequente à falta dos pacientes sem aviso prévio, bem como, nos atendimentos com médico pediatra, sendo necessária até mesmo a busca ativa para que crianças possam receber atendimento especializado”. Destacou o Secretário de Saúde.

A conscientização da população em comparecer aos exames e consultas é necessária, não só para um diagnóstico rápido de eventuais problemas de saúde, mas também pelo fato de tirar a oportunidade de outro paciente ter sua consulta ou exame agendado mais rapidamente.

Prefeitura Municipal de Barracão - Paraná - Rua São Paulo, 235 - Centro - CNPJ.:75.666.131/0001-01 2019® Todos os direitos reservados