Conferência discute segurança alimentar, crescente uso de agrotóxicos e seus impactos na saúde

A prefeitura de Barracão realizou na tarde desta segunda-feira (10),  a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento teve início às 13h, na Sala de Reuniões do Paço Municipal, com o tema: “Comida no campo e na cidade: o que temos e o que queremos?”

Durante a palestra ministrada pela professora do Departamento de Nutrição e Doutora em Extensão Rural Romilda de Souza Lima três eixos foram discutidos: A alimentação como princípio de existir; desafios e possibilidades na construção de políticas públicas e a geografia da fome e o desperdício de alimentos. Na palestra ela ainda trouxe a reflexão de que no país a questão da fome é política, pois é somente com a existência de políticas públicas que é possível ampliar a segurança alimentar.

Dentre os temas debatidos foram demonstrados preocupações com o crescente uso de agrotóxicos no país que tem tido um impacto intenso sobre a saúde dos brasileiros. O glifosato é um dos agrotóxicos mais nocivos à saúde e que tem trazido deformações congênitas.

O aumento na liberação de agrotóxicos no país foi classificado pela professora como um retrocesso.

O debate durante o encontro também abordou a importância do trabalho em conjunto entre os agricultores familiares e a luta para a certificação orgânica na ampliação da alimentação saudável.

Para a profissional de educação a ampliação do debate deve ocorrer através do estímulo de políticas públicas que incluam a segurança alimentar nos currículos e salas de aulas.

Recentemente a presidência da república revogou o conselho nacional de segurança alimentar alegando que o grupo se tratava de  um espaço ideologizado, mas após uma forte movimentação, o governo voltou atrás e passou o conselho para a alçada do Ministério da Cidadania. Mesmo voltando atrás a ação mostrou um desinteresse por parte do executivo federal nesta discussão, mas a professora acredita que manter o conselho já é uma grande vitória.

A II Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional teve como objetivos esclarecer compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável, promovendo a soberania alimentar por meio da implementação da Política e do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN.

A realização da II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é condição para a participação dos delegados na Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Prefeitura Municipal de Barracão - Paraná - Rua São Paulo, 235 - Centro - CNPJ.:75.666.131/0001-01 2019® Todos os direitos reservados