NASF desenvolve atividades de saúde e prevenção com idosos do município

Para manter a qualidade de vida e saúde de um idoso, é necessário que a família tenha atenção a muitos aspectos. É importante observar sua alimentação, a atividade física, o controle de medicamentos, a segurança, visitas ao médico e também a vida social através de visitas e encontros da terceira idade.

Foi pensando nestas questões, que o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Barracão, está trabalhando no cuidado da saúde dos idosos.

No último mês, o Setembro Amarelo, que é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade, várias atividades foram realizadas. Desde 2015, o mês busca a conscientização e a prevenção do suicídio.

Tabu

De acordo com a Enfermeira do NASF, Pricila Bertagnolli – a questão do suicídio é um problema de saúde mundial. Conforme ela, este assunto ainda é tratado como um tabu e na maioria das vezes falta orientação.

“No Brasil os números são alarmantes, temos 32 casos de suicídio por dia. Em média, a cada 45 minutos uma pessoa perde à vida no país. E o mais preocupante, de cada 10 homicídios, 9 poderiam ser evitados com o diálogo, trabalho preventivo ou escuta terapêutica. Foi a partir destes números expressivos que foi criado o CVV – Centro de Valorização da Vida”.

O suicídio é a segunda maior causa de mortes entre os jovens de 15 a 29 e que atinge também a população acima dos 70 anos, especialmente homens. A enfermeira explica:

“Nos preocupa especialmente àquelas pessoas que vivem sozinhas, os viúvos, separados, ou até mesmo aqueles que não tem o convívio diário com outras pessoas ou que foram abandonados, fazendo com que se sintam um incômodo ou problema pra família. Fatos estes, que poderiam ser evitados com o diálogo”.

Depressão

Conforme à profissional, o suicídio evolui a partir de quadros de depressão, que por vezes, são originados por um simples quadro de ansiedade.

“A pessoa não consegue lidar com os pequenos problemas do dia a dia e fica ansiosa o que poderá acarretar em depressão e não encontra um ombro amigo para ter um suporte. É importante lembrar de não haver pré-julgamentos, de não tentar tirar conclusões. É o momento para ouvir”.

Outro fator imprescindível na saúde dos idosos é o fortalecimento de vínculos. “A família precisa estimular o idoso para manter uma vida ativa. É muito importante a participação nos grupos de idosos e o contato com outras pessoas” destacou.

Atividades

Conforme a profissional, no mês Setembro Amarelo, aproximadamente mil idosos participaram das dinâmicas propostas pelo NASF.

“Foi uma demanda bem grande e participativa. Atendemos 31 grupos na cidade e interior, sempre fazendo dinâmicas diferenciadas e que contemplaram o trabalho conjunto”.

Importante ressaltar à participação dos idosos nas atividades proporcionadas pelas equipes de saúde e assistência social. Estes encontros são momentos de interatividade, descontração e de oração. Mas também é o momento em que os idosos recebem informações dos profissionais de saúde e tiram suas dúvidas.