Bilinguismo na Escola Municipal Severino Bruschi

A Administração Municipal de Barracão, através da Secretaria de Educação, vem garantindo a inclusão escolar para todos os alunos devidamente matriculados na rede de ensino regular municipal, pois entende a inclusão como princípio fundamental para o desenvolvimento integral das crianças.

A rede municipal de ensino, coordenada por Salete Razera Belmonte, realiza avaliação psicopedagógica dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, que posteriormente são

A Escola Municipal Severino Bruschi – Ensino Infantil e Fundamental, localizada no Distrito de São José, desenvolve um trabalho de inclusão no ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais), com todos os alunos que estudam no educandário, em especial aos do 3º ano, onde está inserido um aluno com deficiência auditiva.

Segundo a professora Roseli Rauber, intérprete de Libras que atua como segunda professora, o trabalho com a comunidade escolar, envolvendo o aprendizado da língua dos sinais para todos os alunos e professores, possibilita uma maior integração, e garante o acesso e permanência de modo igualitário para todos. “O envolvimento de todos os profissionais que atuam nesta escola é tão intenso que, podemos afirmar que temos hoje o bilinguismo nesta unidade escolar”.