Jovens têm até 30 de junho para fazer alistamento militar

Os jovens brasileiros do sexo masculino, que nasceram no ano 2000, têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar obrigatório. Lembrando que a partir deste ano, quem tiver inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) poderá fazer o alistamento para o Serviço Militar Obrigatório pela internet, por meio da página alistamento.eb.mil.br.

Depois de se alistar, os jovens podem acompanhar o processo seletivo por meio do site, podendo ser encaminhados à seleção geral ou serem dispensados.

Os rapazes que completam 18 anos neste ano e que ainda não têm CPF ou que têm dificuldade de acessar à internet, devem procurar a Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência.

É preciso apresentar os originais de um documento de identificação, que pode ser uma certidão de nascimento, uma carteira de identidade, de motorista ou até mesmo a carteira de trabalho, duas fotos 3×4 recentes e um comprovante de residência. Aqueles que moram no exterior, devem procurar os consulados ou embaixadas do Brasil para fazer a inscrição.

O serviço militar tem duração de um ano, mas pode ser prorrogado por mais sete.

Se o jovem perder o prazo, ele também fica em débito com o Serviço Militar. Isso causa restrições para obter ou prorrogar validade de passaporte; assumir cargo público; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional ou registro de diploma de profissões liberais e inscrever-se em concurso público.

Além disso, se perder o prazo, o jovem deve ir a uma junta, pagar uma multa de R$ 4,10, que aumenta por dia de atraso, e realizar o alistamento.

O Ministério da Defesa espera que um milhão e oitocentos mil cidadãos façam o alistamento neste ano, e que cerca de 100 mil sejam incorporados a organizações militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica para o serviço militar.

Procure à Junta de Serviço Militar de Barracão, que fica em anexa à Agência do Trabalhador e faça seu alistamento.

de Segunda à Sexta-feira
8:00hs - 11:30hs,
13:00hs - 17:30
Contato: (49) 3644.1215 (49) 3644.1217