Não seja cúmplice, denuncie o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

O que é violência sexual? Como ocorre a manifestação e o que fazer quando o agressor está mais próximo do que imaginamos? Essas são algumas das dúvidas esclarecidas na programação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído em 18 de maio. O objetivo é de conscientizar, sensibilizar e informar a população sobre a gravidade da violência sexual infantil.

Tendo em vista a importância de se trabalhar o tema, os municípios de Dionísio Cerqueira, Barracão e Bom Jesus do Sul se uniram por intermédio do Consórcio Intermunicipal da Fronteira na realização de atividades de conscientização entre elas a distribuição de adesivos, palestras e atividades escolares.

Após a denúncia de abuso ou exploração sexual a rede de atendimento oferece todo o suporte necessário para a vítima e familiares. Toda a família e a sociedade precisam estar atentas a criança ou adolescente. Dessa forma é possível perceber mudanças no comportamento de quem sofre abuso e exploração sexual.