Barracão é o primeiro município do Paraná a aderir à Estratégia Brasil, Amigo da Pessoa Idosa

Levar qualidade de vida aos idosos e promover o envelhecimento saudável e ativo da população. Esse é o objetivo da Estratégia Brasil, Amigo da Pessoa Idosa.

Em um evento promovido em Balneário Camboriú (SC), mais de 150 gestores municipais de Santa Catarina, Paraná e do Rio Grande do Sul foram orientados sobre como participar da Estratégia Brasil, ação coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

O evento foi promovido na última semana, marcou uma série de sete capacitações previstas para todo o país.

O Brasil tem hoje 29,6 milhões de idosos, sendo que 6 milhões estão no Cadastro Único. Ao aderir à estratégia, Estados e municípios, assumem o compromisso de garantir o direito dos idosos e de desenvolver ações voltadas a essa população.

Pensando neste público, o município de Barracão, através da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, esteve representado no evento pela Secretária Adriana Santini Zandoná; Carlos Gesner Alves – Chefe da Divisão de Programas Sociais e pela Assistente Social Cláudia Cristina Lanzarini.

Destaque

O Secretário Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do MDS e Coordenador da Estratégia Brasil, Amigo da Pessoa Idosa, Halim Antônio Girade, destacou da importância da ação e da alegria em ter Barracão como primeiro município do Paraná a aderir à Estratégia.

“Vocês nem imaginam a minha alegria de ver Barracão como um dos primeiros a aderir à estratégia, isso me deixou extremamente orgulhoso. Sabendo que um município tão distante, na fronteira, por intermédio do prefeito, da Secretária e equipe fez o grande esforço de aderir à Estratégia Brasil, Amigo da Pessoa Idosa. Isso vai fortalecer as ações já existentes e garantir os direitos da pessoa idosa”, disse.

Em breve o município receberá um certificado, que é a primeira estrela de cinco, que representarão o comprometimento à Estratégia Brasil, Amigo da Pessoa Idosa. De acordo com a Secretária Adriana Santini Zandoná, está estratégia irá oferecer mais qualidade de vida para pessoas da terceira idade.

“Temos um carinho todo especial por nossos idosos, agora, com a Estratégia Brasil, Amigo da Pessoa Idosa, teremos o Governo Federal reforçando nossas ações para implantarmos novas políticas públicas, o que reforça nosso trabalho na garantia dos direitos da pessoa idosa”, destacou Adriana.

O segundo encontro aconteceu em Goiânia e reuniu os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.