Projeto Vida Ativa movimenta Terceira Idade

Até 2060 o número de brasileiros com mais de 60 anos deve aumentar quatro vezes mais no Brasil. O que significa que 25% da população será da terceira idade. Para lidar melhor com as características que fazem parte do envelhecimento é ideal contar com o exercício físico como um aliado desde sempre.

Isto porque, quem pratica atividade física por um longo período de tempo tem um melhor condicionamento físico, coordenação motora mais desenvolvida e mais resistência física, além de tantos outros benefícios.

Contudo, para quem não teve oportunidades, parou no tempo ou por opção não praticou nenhuma atividade física, a Assistência Social de Barracão juntamente com o CRAS, através dos Grupos da Terceira Idade, lançou o Projeto Vida Ativa, que está movimentando pessoas com 60 anos ou mais

Atividades

De acordo com a Coordenadora Carmem Fiorenza, todas as segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 9h30, um profissional da área de educação física ministra as atividades no Ginásio de Esportes e no Centro de Idosos.

Já estão participando em média 40 idosos na cidade, sendo que também há atividades no interior, na Linha São José e Siqueira Bello, totalizando 120 idosos envolvidos. Uma vez por mês todos se reúnem no Parque Turístico Ambiental, onde são feitos alongamentos e caminhadas.

Para participar das atividades do Projeto Vida Ativa é fácil, basta ir até o CRAS e fazer a inscrição.

Cleni dos Santos, moradora do Bairro Nossa Senhora de Fátima é uma das participantes do Projeto e segundo ela, já não sente tantas dores pelo corpo e percebe que os idosos estão com mais energia. “Isso é muito importante, eu tenho fibromialgia e isso me ajudou. A gente tem que fazer atividade e eu não tinha onde ir, graças as essas atividades comecei a participar e me sinto bem melhor, com mais energia no corpo e na mente”, destacou.

Adão dos Santos, morador do Bairro São José, aos 93 anos é um dos participantes. Ele conta que até o ar fica melhor depois das atividades físicas, “eu gosto muito, dá muita diferença até apara andar, na agilidade do corpo e vai dando mais vida”, disse.