Zandoná sanciona lei sobre direitos das pessoas com autismo

Em ato realizado nesta segunda-feira (02), na sala de reuniões da prefeitura de Barracão, o prefeito Marco Aurélio Zandoná, assinou a lei municipal 2.165/2018, que dispõe sobre os direitos das pessoas com transtorno do espectro autista.

A data da sanção da lei coincidiu com a comemoração do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

Participaram do ato de assinatura, além do prefeito, o vice-prefeito, Erondi Faé; o presidente da Associação de Amigos dos Autistas – Ama-Tri, vereador Valdinei Battisti; vice-presidente da Ama-Tri e professora da Escola Especial Novos Horizontes – Apae de Barracão, Adriana Girelli Túlio;  presidente da Apae, Elio de Lima; vereador Airton de Oliveira e Silva; alunos da Apae, pais, professores e familiares que participam da Ama-Tri.

O prefeito Marco Zandoná enalteceu o trabalho desenvolvido pela associação e a constante dedicação dos familiares pelas crianças com transtorno do espectro autista.

Ele afirmou que a assinatura da lei traz para o município de Barracão grande avanço nas áreas de saúde e educação.

Também reforçou o desafio de cumprir todos os processos da lei, e pediu a compreensão de familiares e professores, com o processo de adequação às novas normas.

Valdinei Battisti agradeceu o apoio do executivo municipal, em tornar possível esta luta incansável, pelos direitos das crianças com autismo, no município de Barracão.

Agradeceu também o apoio dos pais e professores, e a Apae. “Dar atenção às famílias com pessoas autistas é assegurar um futuro mais promissor”, afirmou Battisti.

Adriana Girelli Túlio agradeceu ao executivo pela preocupação com as crianças com autismo no município. “A assinatura desta lei, nestes moldes, não é para qualquer prefeito, mas para um prefeito de ‘garra’, disposto a promover a inclusão social, em todas as instâncias”, ressaltou.

Adriana também convidou a população para participar da formação para pais, professores e comunidade em geral.

A capacitação acontece nas últimas terças-feiras de cada mês, às 18 horas, na Escola Municipal Judith Guariente.