Sala do Empreendedor tira dúvidas sobre o MEI e presta serviços gratuitos às empresas

Iniciou na segunda-feira (26) a programação da Semana do Empreendedor em Barracão. As atividades especiais se estendem até a sexta-feira (02).

Durante essa semana os munícipes estão convidados a conhecer um pouco mais sobre ser um MEI – Microempreendedor Individual, os benefícios e os serviços prestados no município de Barracão.

Em entrevista, o Agente de Desenvolvimento e Crédito da Sala do Empreendedor, Itamar Carminatti, falou sobre o objetivo do MEI. Confira abaixo:

Quais os benefícios e vantagens de ser um MEI?

O MEI é um microempreendedor individual que fatura até R$ 81 mil ao ano, ou seja, pode atingir até 6.700 por mês. Este empreendedor pode contratar até 1 funcionário, que deve receber um salário mínimo ou o valor do piso da categoria.

Por quem foi criado o MEI?

(MEI) foi criado pelo Governo Federal através da lei 123/2006, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo no país, promovendo a formalização dos negócios que ainda permaneciam na ilegalidade. Essa política pública para quem é MEI, traz segurança na parte previdenciária, ou seja, contribuindo para a aposentadoria ou auxilio doença em caso de acidentes de trabalho. Além disso, o MEI contribui também com o imposto o (ISS)para o município. Com a formalização, ele estará apito à participar de compras públicas, fornecendo matérias e serviços para o poder público.

Quais os serviços que a Sala do Empreendedor de Barracão presta aos MEIs?

. Formalização gratuita e simplificada.

. Obtenção de CNPJ.

. Emissão do CCMEi (Certificado de condição do MEI)

. Alteração Gratuita de dados e baixa do MEI.

. Emissão e impressão de boleto da DASN.

. Solicitação e emissão de nota fiscal eletrônica de mercadorias ou serviços.

. Impressão do relatório de receita bruta.

. Declaração anual do SIMEI.

. Informações para contratação de funcionários.

. Emissão de certidões de débitos (participações de licitações).

. Orientação ao microcrédito, com taxas especiais (CGC) através da Fomento Paraná.

. Orientação de projeto negócio a negócio.

1º conhecer a empresa.

2º Realização do diagnóstico.

3º Devolutiva do diagnóstico e sugestões.

. Consultorias, palestras e cursos gratuitos.

Quais as despesas que o MEI tem?

O empreendedor individual tem despesas legalmente estabelecidas, sendo 47,70 de (INSS) que é referente a 5% do salário mínimo e 5 reais acrescido de (ISS), totalizando 52,70, decreto este nº 8.618/2015. Para o benefício maternidade e/ou auxílio doença, paga-se um valor reduzido na DASN, sendo de R$ 12.

Qual é o prazo para que seja feita a declaração anual do MEI?

A declaração do Simples Nacional, é uma obrigação anual, que devera ser realizada entre 01/01 à 31/05. Nela você declara o valor do faturamento do seu negócio referente ao ano interior. Para quem perde o prazo, o valor da multa é de 50 reais, (pagando em até 30 dias após à multa, haverá desconto de 50).

Para esclarecimentos de dúvidas ou sugestões, os Microempreendedores Individuais podem se dirigir até a Sala do empreendedor, anexa à Prefeitura de Barracão, ou ligar através do telefone (49) 3644-1042.

Ascom/ Portal Tri

de Segunda à Sexta-feira
8:00hs - 11:30hs,
13:00hs - 17:30