Marco Zandoná assina convênio com o Governo do Paraná para conclusão das obras do Parque

O governador Beto Richa autorizou na quarta-feira (06) recursos na ordem de R$ 800 mil para o término das obras do Parque Turístico Ambiental de Integração, no município de Barracão, Sudoeste do Estado. Os recursos são da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo e foram liberados através de convênio com o município. O chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, acompanhou a assinatura.

O Parque da Tri-Fronteira unifica os municípios de Barracão (Paraná), Dionísio Cerqueira (Santa Catarina) e Bernardo de Irigoyen (Misiones/Argentina). O total do investimento do Estado na obra é de quase R$ 1,4 milhão; a primeira liberação de recursos aconteceu em 2012 e teve cerca de R$ 580 mil de recursos do Estado e R$ 126 mil de contrapartida do município.

O governador Beto Richa ressaltou que o parque contribuirá para o desenvolvimento do município. “Este parque vai promover o crescimento social e econômico da região de fronteira e contribuir para o desenvolvimento do Paraná”, disse o governador.

Obra

O projeto do parque foi concebido pelo Consórcio Intermunicipal da Fronteira e desenvolvido pelo Sebrae. O governador destacou que cada governo investiu em seu território e é responsável por executar parte da obra. “É um projeto muito esperado e agora é hora de concluí-lo”, afirmou.

O secretário estadual de Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, informou que a previsão de término da obra é para o primeiro semestre de 2018 e que assim que concluída será um espaço para o fomento do turismo no Estado. “O parque vai apresentar aos turistas uma nova possibilidade de turismo de Tri-Fronteira, como já acontece em Foz do Iguaçu. É mais um espaço para fortalecer o turismo do Paraná”, afirmou.

Na área paranaense – com 1.250 metros de extensão – serão executados projetos de paisagismo, iluminação e mobiliário urbano. Também haverá um campo de futebol com metade localizado no Brasil e metade na Argentina. “Com o apoio do Governo do Estado temos atraído muitos visitantes e bons investimentos. O parque vai impulsionar a economia local”, afirmou o prefeito de Barracão Marco Aurélio Zandoná.

Também estiveram presentes no ato, o Secretário Geral de Barracão Aldérico Slongo, Secretário de Administração Moacir Pazin e a Diretora Administrativo e Financeira do Paraná Turismo, Marilda Keller Zarpelon.