Publicações

Departamento de Agricultura apresenta Programa de Proteção para municípios da AMSOP

Um Projeto piloto desenvolvido em Barracão está servindo de referência para os demais municípios do Sudoeste do Paraná e que integram à Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná – AMSOP.

Trata-se do Projeto de Proteção de Fontes Caxambu, onde técnicos do Departamento de Agricultura de Barracão realizam estudo das fontes e o melhor local para à implantação do sistema.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Ari Dickel da Silva, o processo de instalação é simples, porém, exige técnicas específicas para sua execução.

“O município, através do nosso setor, realiza o trabalhos do início ao fim, inclusive, com o material usado e a mão de obra dos nossos profissionais, em contrapartida, os agricultores auxiliam nos trabalhos”, destacou.

Conforme Ari, a Fonte Caxambu é instalada para proteger vertedouros. Para tanto, é realizada a limpeza do local e abertura para colocação do tubo de concreto que possui quatro saídas de água: duas delas para serem utilizadas para levar a água para as propriedades e as outras duas, uma para limpeza e a outra para cano ladrão explicou o Secretário de Agricultura.

O objeto principal, além de preservar às nascentes, é afastar os focos de contaminação, especialmente por animais e seus dejetos. Por isso, após à finalização dos trabalhos, o local onde abriga a Fonte Caxambu é isolado, árvores são plantadas e a vegetação nativa volta a se desenvolver.

Por se de baixo custo, as Fontes Caxambu trazem muitos benefícios, inclusive para a saúde da população e o meio ambiente.

Interessados em receber tal benefício, deverão se inscrever no Programa Fonte Caxambu, junto ao Setor de Agricultura de Barracão.

(49) 3644.1215
(49) 3644.1217

Rua São Paulo, 235, Centro
Cep: 85700-000 - Barracão-PR

Prefeitura Municipal de Barracão - Paraná - Brasil 2017® Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: PORTAL TRI