Departamento de Agricultura apresenta Programa de Proteção para municípios da AMSOP

Um Projeto piloto desenvolvido em Barracão está servindo de referência para os demais municípios do Sudoeste do Paraná e que integram à Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná – AMSOP.

Trata-se do Projeto de Proteção de Fontes Caxambu, onde técnicos do Departamento de Agricultura de Barracão realizam estudo das fontes e o melhor local para à implantação do sistema.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Ari Dickel da Silva, o processo de instalação é simples, porém, exige técnicas específicas para sua execução.

“O município, através do nosso setor, realiza o trabalhos do início ao fim, inclusive, com o material usado e a mão de obra dos nossos profissionais, em contrapartida, os agricultores auxiliam nos trabalhos”, destacou.

Conforme Ari, a Fonte Caxambu é instalada para proteger vertedouros. Para tanto, é realizada a limpeza do local e abertura para colocação do tubo de concreto que possui quatro saídas de água: duas delas para serem utilizadas para levar a água para as propriedades e as outras duas, uma para limpeza e a outra para cano ladrão explicou o Secretário de Agricultura.

O objeto principal, além de preservar às nascentes, é afastar os focos de contaminação, especialmente por animais e seus dejetos. Por isso, após à finalização dos trabalhos, o local onde abriga a Fonte Caxambu é isolado, árvores são plantadas e a vegetação nativa volta a se desenvolver.

Por se de baixo custo, as Fontes Caxambu trazem muitos benefícios, inclusive para a saúde da população e o meio ambiente.

Interessados em receber tal benefício, deverão se inscrever no Programa Fonte Caxambu, junto ao Setor de Agricultura de Barracão.

de Segunda à Sexta-feira
8:00hs - 11:30hs,
13:00hs - 17:30
Contato: (49) 3644.1215 (49) 3644.1217