Com proposta de inserir os jovens na política, MP lança projeto Geração de Atitude

Entusiasmados e encantados com a proposta de conhecer como funciona a política no Brasil, alunos, professores e direção dos colégios de Barracão participaram na manhã desta terça-feira (12) do lançamento do Projeto Geração de Atitude.

O evento foi realizado no Centro Cultural Ricieri Quinto Guareschi com a presença dos promotores Gustavo E. Razera, de Barracão, Philipe S. M. de Araújo, de Santo Antonio do Sudoeste, prefeito de Barracão, Marco A. Zandoná, além de representantes da UBES – União Barraconense dos Estudantes Secundaristas.

A formação nomeada Geração de Atitude, que já é desenvolvida nos municípios de Bom Jesus do Sul e Salgado Filho, é coordenada pelo Ministério Público e tem por objetivo a formação cidadã, iniciada há cerca de cinco anos no Estado.

Em seu pronunciamento aos alunos e professores, o Promotor de Justiça Gustavo E. Razera agradeceu o empenho de todos, destacando a importância do debate não apenas na escola, mas com familiares e amigos. “Estamos preparando nossos jovens, dando a eles as noções básicas para entender e influenciar positivamente nos espaços públicos”, destacou.

Outro fato lembrado por Razera é a espera por um governante, que seja o salvador da pátria, uma cultura dos brasileiros. “Essa nossa visão paternalista de que alguém vai vir e resolver minha vida, mas no final quem paga a conta somos nós, não o Estado, é isso que nós queremos que todos entendam. Cada um de nós faz parte da Pátria e é responsável pela mudança por um Brasil melhor”, disse.

Vale destacar, que o Projeto não levanta bandeiras partidárias e sim aguça o interesse pela participação em projetos e mudanças sociais.

Para o prefeito Marco A. Zandoná, o projeto irá ajudar muito as futuras gerações. “Abre a possibilidade para os estudantes terem contato direto com o setor público. Assim eles poderão saber como trabalha o prefeito ou o vereador, principalmente sabendo cobrar seus direitos, ajudando a administração pública”, ressaltou

Projeto

Participam da formação alunos do Ensino Médio do Leonor Castellano, Dr. Mário, Tia Jô e IFPR. Onde serão realizadas aulas de conhecimentos básicos, por intermédio de uma cartilha fornecida pelo Ministério Público do Paraná. Sendo que entre as aulas ocorrerão visitas a prefeitura, Câmara de Vereadores, Fórum da Comarca, entre outros órgãos públicos.

Ao final das aulas, previstas para ainda este ano, os promotores visão a realização de um “Desafio da Cidadania”. Onde a melhor proposta será premiada.

Rua São Paulo, 235, Centro
Cep: 85700-000 - Barracão-PR

Prefeitura Municipal de Barracão - Paraná - Brasil 2017® Todos os direitos reservados