Agricultores são contemplados com viagem para as Cataratas do Iguaçu

Agricultores do município de Barracão participaram em Francisco Beltrão/PR, do Prêmio Propriedade Destaque 2017, este ano com o tema: Sucessão Familiar.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Valdelírio Borges de Lima, o Cafuncho, a manutenção do jovem no campo é um assunto fundamental para planejar o futuro da propriedade rural.

– “Aqui em Barracão ou em outros pequenos municípios agrícolas, é natural que os pais queiram que seus filhos sejam seus sucessores, mas hoje em dia enfrentam grandes desafios, pois esta nova geração tem muitas opções, especialmente na cidade, e precisam estar motivadas a permanecer no campo e seguir de forma gradativa à Sucessão Familiar, que foi tema do Prêmio este ano”, destacou Cafuncho.

O vice-prefeito de Barracão, Erondi Faé, alerta os pais que, pela facilidade das informações que chegam até os jovens, especialmente pela internet, o processo de sucessão familiar deve começar cedo.

“Este debate é um dos mais importantes quando falamos em permanência do jovem no campo, ele deve receber todos os estímulos dos pais e filtrar todas às informações que chegam até ele, especialmente pela internet. O filho precisa ter em mente que passará a ser o gestor da propriedade e o responsável pelos negócios da família”.

Em Barracão, O Conselho Municipal de Agricultura indicou quatro famílias ao Prêmio, todas elas responderam um questionário fornecido pela EMATER Regional, que abordava: trabalho conjunto entre pai e filho; conservação do solo, produção de alimento para o próprio consumo entre outros questionamentos, bem como, ambos deveriam morar na mesma propriedade.

No encontro Regional realizado em Francisco Beltrão na tarde da quinta-feira, dia 01 de junho, o Prêmio Propriedade Destaque na Sucessão Familiar de Barracão ficou com a família do senhor Vanir Bugança.

Vanir trabalha à sucessão na propriedade da família com o filho Cleovir Antonio Bugança e a nora Marinês de Moura, os quais atenderam todos os requisitos elaborados pela EMATER Regional.

O casal sucessor recebeu como prêmio o certificado de Sucessão Familiar e uma viagem para as Cataratas do Iguaçu.

Este trabalho junto ao agricultor em Barracão é realizado pelo Departamento de Agricultura com a parceria da Emater local.

Rua São Paulo, 235, Centro
Cep: 85700-000 - Barracão-PR

Prefeitura Municipal de Barracão - Paraná - Brasil 2017® Todos os direitos reservados