Gerente Regional da EMATER garante que unidade do município não corre riscos de fechamento

04

Nos últimos meses muitas eram às especulações sobre o possível fechamento do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER de Barracão.

Na última semana, o Gerente Regional da entidade, Arlei Jair Lopes, esteve no município de Barracão e falou sobre o assunto, desfazendo qualquer rumor do risco de fechamento.

“Quando o prefeito Marco Zandoná assumiu no seu primeiro mandato, em função de algumas pendências da Administração anterior, a EMATER corria sim, o risco de ser fechada no município. No entanto, Zandoná foi sensível e juntos, refizemos um termo de cooperação, no qual o município vem gradativamente ajustando seus débitos e por isso não há qualquer risco de fechamento neste momento”, afirmou Arlei.

Conforme o Gerente Regional, apesar do número reduzido de profissionais, a EMATER continua com atendimento parcial em Barracão, buscando sempre resolver às questões mais emergenciais.

Ainda segundo ele, a EMATER do Paraná assinou um contrato de execução de uma Chamada Pública, decisão estadual, isso tudo em função da falta de profissionais, e com isso, foi necessário deslocar os extensionistas de Barracão para outros municípios, mas no próximo mês, possivelmente já tenhamos atendimento administrativo em nossa unidade, através de um acordo que estamos firmando com o município.

Por outro lado, essa Chamada Pública encerra no final de setembro, a partir disso, a unidade de Barracão terá os atendimentos normalizados.

Destaca-se que esta situação enfrentada pela EMATER não é só em Barracão, e sim, em vários municípios da região, bem como, nas Regionais de Dois Vizinhos e Pato Branco. Mas acreditamos que a partir de outubro os trabalhos serão normalizados.

Sobre às dividas existentes do município com a EMATER local ele garante:

“Existem pendências antigas antes do Prefeito Marco Zandoná assumir o município. E ele, por sua vez, assumiu estes compromissos para que Barracão não ficasse inadimplente junto ao estado e a dívida vem sendo paga. Ou seja, Barracão está em dia com seus compromissos junto à EMATER e por isso garantimos que em breve retornaremos nossos atendimentos de forma normal no município, com nossos extensionistas titulares atendendo de forma integral”, resumiu.

No entanto, até outubro, na ausência dos profissionais da EMATER, os interessados devem estar procurando o Departamento de Agricultura de Barracão para sanar dúvidas e dar os encaminhamentos necessários, tendo em vista à estreita parceria existente entre ambos, o que tornará o trabalho mais efetivo e produtivo.

De acordo com o Secretário Cafuncho, este, ao assumir o Setor de Agricultura, tinha o compromisso de reestruturar o órgão e seus trabalhos.

“Quando assumimos este compromisso de reestruturação do Departamento de Agricultura o primeiro contato que mantivemos foi de fato com a EMATER. Destaco que desde os primeiros momentos em que estou frente ao Departamento nossas ações foram realizadas em parceria com esta importante entidade que trabalha em prol do homem do campo. A parceria com a EMATER também ser faz necessária porque esta faz a ligação entre município, estado e Governo Federal. Nosso objetivo maior é dar plenas condições de trabalho aos nossos agricultores, o que resultará no aumento e na qualidade de produção”, finalizou Cafuncho.

Rua São Paulo, 235, Centro
Cep: 85700-000 - Barracão-PR

Prefeitura Municipal de Barracão - Paraná - Brasil 2017® Todos os direitos reservados