Município de Barracão conquista título Estadual de Educação Empreendedora no Paraná

Na última semana o município mais uma vez ganhou destaque no 1º Prêmio SEBRAE Educação Empreendedora no Paraná, por ter implantado o Programa empreendedor em 100% das escolas municipais.

O Prêmio é uma iniciativa pioneira do SEBRAE/PR e tem por objetivo identificar, estimular, difundir e reconhecer as melhores práticas e resultados em Educação Empreendedora no Estado do Paraná. Na Etapa do Sudoeste, dentre os três finalistas, Barracão teve dois projetos premiados, os quais ficaram classificados para a Etapa Estadual, a qual foi realizada na última quinta-feira (17), em Curitiba.

“Recebemos este importante título do SEBRAE/PR por termos implantando em 100% das nossas escolas o Programa Educação Empreendedora. Mais esta conquista demonstra que a Educação de Barracão está no caminho certo e que muito mais irá avançar nos próximos anos”, destacou o Prefeito Marco Zandoná.

Projetos

O 1º Lugar Regional e o 1º Lugar Estadual vieram através de dois projetos implantados em duas Escolas Municipais do Campo: Maria Zuchinalli Slongo do Distrito de Siqueira Bello, através da Professora Marilene C. A. Rodrigues e Duque de Caxias da Linha São Roque, através do Professor Celso da Rosa. Sendo que o Projeto premiado no Sudoeste foi elaborado com a proposta da reciclagem do óleo de cozinha. “Nossos alunos recolheram o óleo de suas casas, da escola e estabelecimentos comerciais de Barracão e Dionísio Cerqueira e transformaram este material em sabão, contribuindo diretamente com o meio ambiente”, destacou o professor Celso da Rosa.

arquivos-galeriadefotos-460-img6001

Já o projeto vencedor do 1º Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora no Paraná foi desenvolvido e aplicado na Gruta Santa Emília de Rodat e focou o desenvolvimento pessoal e a conscientização sobre o meio ambiente.

“Nossos alunos estavam preocupados com os resíduos das velas que eram queimadas pelos romeiros na Gruta de Siqueira Bello e que por vezes, acabavam no leito do rio. Desta forma, começamos a recolher este material (parafina) e reaproveita-lo na convecção de novas velas, estas comercializadas pelos próprios alunos como lembrança aos visitantes das Águas de Santa Emília de Rodat”, destacou Marilene C. A. Rodrigues, ela que já está com 33 anos de magistério, encerrando seu ciclo como profissional da educação.

arquivos-galeriadefotos-460-img5998Nas duas categorias os premiados ganharam troféus e certificados, sendo que o vencedor da fase estadual ganhou também uma viagem para participar de uma missão técnica em Minas Gerais, no mês de dezembro. Ocasião em que poderá conhecer experiências de sucesso em educação empreendedora na Escola SEBRAE de Formação Gerencial, no centro de referência de empreendedorismo do SEBRAE em Belo Horizonte e no Instituto Inhotim, um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo, um Museu a céu aberto.arquivos-galeriadefotos-460-img6019