Qualidade de vida das famílias é tema de ações da Saúde, NASF e Assistência Social

Buscando uma nova forma de promover a saúde pública, a Prefeitura de Barracão tem feito grandes investimentos para o fortalecimento das ações básicas.

Contudo, o Departamento de Assistência Social em conjunto com a Secretaria de Saúde e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da família) iniciaram no mês de junho, ações que buscam a melhoria da qualidade de vida das famílias, através de palestras abordando sobre o tema.

As palestras são desenvolvidas pelo educador físico do NASF, Claudio Lisias Gonçalves Ribeiro, com acompanhamento da Coordenadora dos idosos e Mulheres, Carmen Fiorenza e foram realizadas neste primeiro momento nas comunidades de Siqueira Belo, Alegria Alta, Alegria Baixa, Grupo de Idosos da Linha São José, com a participação do PAIF (Serviço de Proteção e Atenção Integral a família) e escolares.

De acordo com Adriana Santini Zandoná, esta é mais uma forma diferenciada de atendimento ao munícipe de Barracão.

“Nossa missão enquanto saúde, educação e assistência social, é buscar, não apenas a cura, mas a mudança de hábitos, realizando ações de assistência aos idosos, às gestantes, aos recém nascidos, à mulheres, aos homens e família num todo, uma nova forma de fazer saúde pública. Este foi uma grande marca nossa e que tem trazido resultados positivos na qualidade de vida da população”.

Num segundo momento estão previstos encontros e ações na comunidade de Vista Alegre e nos Bairros: Industrial, Alvorada, ainda, nos Grupos de Idosos Raio De Luz, Siqueira Belo e Clube da vovó no Centro dos Idosos.

Outras atividades como artesanato, educação alimentar, economia familiar, ginástica para mulheres e idosos, também são executadas nestes locais.

“Temos priorizado as ações preventivas, pois estas são essenciais para uma boa qualidade de vida”, finalizou Adriana Santini Zandoná.