Aprovada doação de terreno para construção de 27 casas no bairro Industrial

Imóvel está localizado próximo ao Posto de Saúde do bairro Industrial

Após a realização de duas sessões extraordinárias entre a quinta (18) e esta sexta-feira (19) os vereadores barraconenses aprovaram por maioria o Projeto de Lei que autoriza o poder executivo a firmar convênio com a Cohapar. Na ocasião, foi aprovada a doação de uma área de terra de 8.426 m² destinada à construção de 27 casas.

O terreno está localizado ao lado do conjunto habitacional do bairro Industrial, próximo ao colégio e Posto de Saúde. De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Aldérico Slongo, o projeto é muito importante e foi votado após ampla discussão e esclarecimentos prestados por uma equipe da prefeitura que foi até a Câmara de Vereadores na primeira votação realizada na quinta-feira.

Segundo o prefeito municipal, Marco A. Zandoná, que também esclareceu dúvidas dos vereadores durante a segunda sessão extraordinária realizada nesta sexta, o resultado positivo é uma autorização que o legislativo dá para a administração municipal seguir em frente. Sendo que o projeto é uma parceria do município de Barracão com o estado do Paraná, representado pela Cohapar, além da Caixa Econômica Federal.

Conforme destacado durante a sessão, a contrapartida do município foi a doação da área de terra, que foi aprovada pelos vereadores. De acordo com o presidente do legislativo, o município de Barracão tem um déficit de aproximadamente 300 casas. “Nós precisamos dar oportunidade para estas pessoas que tem um emprego, para que assim tenham uma casa digna. No caso deste loteamento os critérios são definidos pela Cohapar e Caixa Econômica”, destacou.

Inscrições

As inscrições voltadas para a construção das casas foram realizadas durante três dias no mês de novembro de 2015, em Barracão. Na ocasião, conforme o prefeito Zandoná, centenas de famílias se inscreveram, sendo que a seleção será realizada pela Cohapar.

Logo após a seleção será dado início a construção das casas. “A princípio serão atendidas 27 famílias, a demanda é muito maior, entretanto inicialmente seriam apenas 15 e conseguimos após muito custo e discussão com os órgãos envolvidos dobrar o número de casas. É um projeto importante que com certeza vai melhorar a vida destas famílias”, concluiu Marco A. Zandoná.