Mulheres que põe a mão na massa

Profissionais estão se destacando em Barracão

Literalmente um trabalho em que o profissional não tem escolha. O negócio é por a mão na massa. Faça frio ou calor, chuva ou vento, antes mesmo do dia nascer, acordando com o canto dos galos, três profissionais já estão de pé para cumprir uma nobre jornada de trabalho. Levar alimento a centenas de pessoas todos os dias.

E para quem pensa que a profissão de padeiro é coisa para homem, se engana, em Barracão, uma padeira e duas auxiliares, são responsáveis pelas delicias que chegam aos mais diferentes setores do município e a responsável é Irma Lima dos Santos, padeira há 22 anos, ela revela que ama o que faz e afirma ser uma profissional realizada. “Eu me sinto bem é uma satisfação muito gratificante. O que for preciso fazer eu faço. A minha vida se realiza fazendo isso porque eu gosto e pretendo me aposentar fazendo isso”, destacou.

A dona Hildegar Oliveira também falou do prazer em trabalhar como auxiliar de padaria. Conforme ela, o que aprende no trabalho faz para a família em casa. ”É muito bom trabalhar aqui fazendo as coisas para as crianças, gosto de tudo o que eu faço e com amor. Posso fazer em casa também tudo o que aprendo aqui”, disse.

Quem também aponta o trabalho como uma realização pessoal é a dona Oneide Camargo. Para ela, a maior recompensa é ver a satisfação dos consumidores, sejam eles, crianças, idosos ou pacientes do hospital. “É um trabalho muito gratificante porque a gente trabalha em prol das crianças e idosos pra mim é muito bom. É mais uma experiência, estou quase me aposentando, é uma sensação de bem estar sentimento de trabalho cumprido”, destacou.

O forno apitou quando falava a dona Oneide, era sinal de quem mais uma fornada de pães estava pronta.

Aliás, a produção atinge números surpreendentes. Nas segundas, por exemplo, são feitos 1.700 pães, nas terças além dos pães também são feitos bolos, lanches para os idosos, sanduíches, cuca, entre outros salgados. No total, são feitos mensalmente de 15 a 20 mil pães, aproximadamente 1.500 cucas, 60 a 80 Kg de bolacha e 200 Kg de bolo.

Mas como ser padeira e literalmente por a mão na massa, será que é uma profissão difícil? “Não é difícil é muito fácil, porque a gente se realiza. Após a produção você vê o resultado do seu trabalho”, informou Irma Lima dos Santos.