CREAS realiza semana de conscientização de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Barracão, realizou de 15 a 22 de maio, atividades voltadas a Campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

No dia 18 foi realizado o 6º Fórum Intermunicipal pela Paz, o qual aconteceu no Município de Bom Jesus do Sul. O fórum foi realizado através do CIF – Consórcio Intermunicipal da Fronteira, e contou com a participação de profissionais das áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e Conselho Tutelar dos Municípios de Barracão, Bom Jesus do Sul e Dionísio Cerqueira.

A palestra foi ministrada pela Palestrante Elize Bertella, onde abordou a referida temática, sendo que na sequência foram organizados grupos para discussão de estratégias a serem realizadas nos municípios.

Os profissionais do CREAS realizaram ainda teatro com fantoches nas Escolas Municipais, voltado para crianças de pré-escola e ensino fundamental do 1° ao 5°.

O teatro intitulado “O Segredo da Tartanina”, contou de forma lúdica, a história de uma tartaruga que estava sofrendo umas das formas de abuso sexual, e carregava este segredo em um baú, o qual com o decorrer da história ficava cada vez maior, até que a mesma, não conseguia mais carregá-lo sozinha e pediu auxílio para sua professora, que a encaminhou para os órgãos competentes como Conselho Tutelar e CREAS.

Após o teatro foi conversado com as crianças sobre o tema, explicando que a história contata aconteceu no fundo mar, mas pode acontecer entre crianças e adolescentes.

Como a personagem principal do teatro guardou o segredo em um baú, foi deixado em cada escola para os professores deixarem em sala de aula um baú, no qual as crianças que tivessem um segredo poderiam colocar no baú, para que assim possam ser ajudadas.

Para encerrar a semana, no dia 22 de maio, foi realizado panfletagem, nas ruas do município, abrangendo principalmente os motoristas que passavam pela BR 163, alertando sobre a importância de denunciar e proteger Crianças e Adolescentes.

O CREAS de Barracão informou ainda que está temática será abordada com alunos da Rede Estadual de ensino, tão logo as aulas retornarem à sua normalidade.