Escolas promovem o ensino Lúdico através do PNBE

Alunos das creches e pré-escolas, foram beneficiados com o Programa Nacional Biblioteca na Escola

O Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), tem como objetivo prover as escolas de ensino público o fornecimento de obras e demais materiais de apoio à prática da educação básica. Os alunos das creches e pré-escolas do município foram os contemplados com variadas obras literários.

As obras oferecidas pelo FNDE, aliadas com a criatividade dos professores, tornam as aulas ainda mais atraentes e abre possibilidade para que os professores dramatizem a obra literária. Permitir aos pequenos entender as funções da língua escrita não é antecipar o Ensino Fundamental, é contribuir para que eles ingressem nas práticas sociais pertinentes para a escrita.

Para o Prefeito Marco Aurélio Zandoná, a literatura infantil sempre esteve e está presente em nossas vidas muito antes da leitura e da escrita. “Lembro da minha infância, dos meus irmãos e filhos, e a literatura sempre esteve presente, seja por meio das cantigas de ninar de minha mãe, das brincadeiras de roda ou das contações de histórias realizadas nas famílias. Contudo, quando as crianças chegam à idade escolar, é neste momento que a literatura passa a ter uma ligação mais forte, com o acesso ao mundo da leitura, assim ela passa a buscar novos textos literários, faz novas descobertas e consequentemente amplia a compreensão de si e do mundo que a cerca”, destacou Zandoná.

Para a Secretária de Educação Áurea Spies, “Ler histórias para as crianças é incitar o imaginário, é provocar perguntas e buscar respostas ao mesmo tempo, é despertar ainda grandes e pequenas emoções  na criança como rir, chorar, sentir medo e raiva, emoções estas que vêm das histórias ouvidas e lidas pelos professores, pais ou responsáveis. É desta forma que construímos os conhecimentos de nossos pequenos e despertamos outros interesses e outras leituras”, finalizou Áurea Spies.