Saúde realiza mobilização para doação de sangue

O Departamento de Saúde do município de Barracão realizou na terça-feira, dia 25, Dia de mobilização para doação de sangue.

Este dia contou com a participação dos conhecidos doadores de carteirinha, que ao menos três vezes por ano estão nos bancos do Hemocentro de Francisco Beltrão realizando suas coletas, bem como, munícipes e empresários que estão aderindo à mobilização pela vez primeira. Cada doador recebeu uma lembrança ao final de cada entrevista e inscrição.

Um destes doadores de carteirinha que se fez presente foi Leandro Hart, hoje com 30 anos, ele contou que suas doações começaram aos 18 anos, tempo em que se servia o Exército Brasileiro em São Miguel do Oeste.

De lá pra cá se passaram 12 anos e ao menos 36 doações.

Leandro lembra ainda que a cada doação ele realiza uma bateria de exames, o que serve para deixar também sua saúde em dia.

– A cada ano são três doações e vários exames, além de estar ajudando alguém, deixo minha saúde em dia. A doação é rápida e o transporte é feito pelo próprio Hemocentro ou pelo município.

Leandro que responsável pela Unesul de Barracão, destaca que na empresa muitos colegas fazem parte deste seleto grupo de doadores e recebem todo o apoio necessário.

– Nós trabalhamos com o setor rodoviário, transportes de pessoas e sabemos dos riscos e necessidades, por isso apoiamos todos os funcionários para serem doadores de sangue. Aproveito o momento e convido todas as empresas para que conversem com seus funcionários e façam parte desta história que salva muitas vidas.

Por outro lado, quem é doador de sangue em muitos concursos públicos fica isento da taxa de inscrição.

Cabe destacar que cada doação é de 450 ml de sangue.

Para ser doador é preciso:

Estar em boas condições de saúde.

Ter entre 16 e 67 anos ( menores de idade com autorização e presença do responsável legal).

Pesar no mínimo 50 kg.

Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação).

Apresentar documento oficial com foto.

Lembre-se, bastam algumas gotas para fazer a diferença. A vida de alguém pode estar em suas mãos, ou, em suas veias.

Este dia de mobilização recebeu o total apoio do Prefeito Marco Zandoná e foi desenvolvido pelas Enfermeiras Tânia do Roccio e Liliane de Góes, bem como, pelas Agentes de Saúde Andréia Silveira e Ana Molin.