Município inicia tramite para inspeção de produtos de origem animal através do SISBI

Adesão ao CONSAD poderá resultar em vendas diretas para outros estados

O município de Barracão iniciou na última semana, as tratativas com o Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar, Atenção à Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local – CONSAD, de São Miguel do Oeste, para discutir a inspeção de produtos de origem animal de Barracão, através do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI – que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Com a adesão ao CONSAD, o município de Barracão poderá vender seus produtos para outros estados do Brasil.

De acordo com o Médico Veterinário e Diretor de Inspeção, Rafael Segatto, o CONSAD que nasceu da união de municípios, tem o objetivo de uniformizar o serviço de inspeção.

Conforme o Veterinário, na última semana o município de Barracão assinou o convênio para o início dos trabalhos do CONSAD. Com este registro, o município poderá realizar vendas para todo o Brasil.

O Diretor de Inspeção ainda falou sobre esta primeira visita realizada nas industrias de Barracão “Foram vistoriadas e avaliadas as partes de instalações, parte de fluxo de operação e contra fluxo que porventura possam ocasionar contaminações e também a questão de documentação das mesmas. A partir de agora a contrapartida do município será padronizar o serviço de inspeção municipal e a contrapartida das empresas será de somente de adequar à legislação”.

Para o agricultor Anselmo Camargo, que tem uma fábrica de embutidos na Linha São Roque, a adesão ao CONSAD vai possibilitar à venda para outras cidades, não somente em Barracão.

O Empresário Joselito Valiati afirmou que esperou ansioso por este momento e que de fato, fará todos os investimentos necessários para se enquadrar na legislação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI e do CONSAD.

“O CONSAD abre os caminhos de Barracão para o Brasil inteiro. Desde 2001 estamos nesta luta para poder colocar os produtos do município em todos os estados, a partir de agora farei tudo o que for necessário para me enquadrar o mais rápido possível dentro do que pede a legislação”.

Para o Prefeito Marco Aurélio Zandoná, este trabalho de inspeção era a muito tempo esperado pelas Agroindústrias.

Conforme ele, os produtos das agroindústrias de Barracão poderão ser comercializados em qualquer estado de forma livre e acima de tudo legal.

“Esta adesão ao CONSAD representa muito para Barracão, pois teremos o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o que regulamentará a venda dos produtos do município para qualquer outro município ou estado, isso tudo de forma segura, livre e acima de tudo legal”.

Conforme Zandoná, o município esta dando todo o apoio necessário para estes empreendedores rurais e se coloca à disposição para quem tem o interesse em iniciar tais atividades.

“Estes empresários já estão tendo um suporte técnico do município e continuarão tendo, sendo que agora também poderão contar com o CONSAD. Cabe destacar que estaremos dando o mesmo suporte para outros empresários que queiram iniciar suas atividades no ramo”, finalizou Zandoná.