8ª Regional da saúde visita posto de saúde do município

Durante a manhã do dia 23 integrantes da 8ª Regional de saúde do Paraná realizaram uma visita técnica, para avaliar o andamento dos projetos em prol da saúde que estão sendo levados a cabo no município.

De acordo com o coordenador de vigilância em saúde da 8ª Regional, Juliano Benvenuto Gazzi, “as atividades a serem realizadas no município serão de monitoramento, com programas de controle da Dengue, e também o monitoramento do Vigia SUS”.

O coordenador falou também sobre o programa implantado pelo governo do estado e pelo qual são garantidos os recursos que são destinados aos diferentes municípios “A través do convênio realizado entre o município e o governo, os municípios se comprometeram a cumprir com certas atividades que os municípios deveriam cumprir, a visita de hoje visa verificar se essas atividades que estão sendo cumpridas.

As principais atividades exigidas pelo Vigia SUS visam à prevenção, e atingir as cinco áreas englobadas pela Vigilância em Saúde, que são: Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, controle de doenças transmissíveis e não- transmissíveis, Vigilância em Saúde Ambiental, Vigilância em Saúde do Trabalhador e Promoção da saúde.

Sobre o nosso município o coordenador disse, “em base aos dados aos que já tivemos acesso município de Barracão esta muito bem e cumprindo com tudo que lhe foi proposto”

Segundo o prefeito Marco Aurélio Zandoná, “essa visita é muito importante, pois só dessa maneira saberemos se estamos no caminho certo, e caso não seja assim, teremos a orientação de que precisamos para seguir adiante e poder dar aos nossos munícipes o melhor tratamento”.

Para o prefeito, “a satisfação é muito grande ao saber que nosso município vem cumprindo com o que lhe é proposto, e saber que dia a dia nossas metas são cumpridas” completou.

Em conversa com o secretário de saúde de Barracão, Valdinei Batisti, fez um pedido à comunidade no sentido de acolher aos agentes de saúde que estão fazendo a vistoria e a campanha de prevenção em quanto aos focos de larvas do Aedes Aegyptis.

De acordo com o secretário, “para que os trabalhos de prevenção e combate aos focos de larvas da dengue, a saúde precisa contar com o apoio da comunidade, só assim nosso trabalho será bem feito e poderemos combater de vez os possíveis casos da doença”.

Rossy Ledesma/ Portal Tri