Professores participam de capacitação empreendedora

Profissionais de educação dos municípios de Barracão e Bom Jesus do Sul, participaram durante três dias, de um curso de formação oferecido pelo SEBRAE.

O Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos foi realizado nas dependências da Escola Judith Marli Portelinha Guariente de Barracão e teve como propósito, fomentar a cultura empreendedora nas escolas.

Durante o curso os profissionais de educação puderam ter uma maior percepção de como aliar práticas de ensino-aprendizagem com o empreendedorismo, lição esta que visa o desenvolvimento de atributos e atitudes para a gerência da vida de cada educando, seja pessoal, profissional ou social. Neste caso, o perfil do professor da educação empreendedora deve ser de mediador das descobertas dos seus educandos. Para isso, ele necessita estar alicerçado na formação continuada e estar aberto aos novos conhecimentos, seja para ensinar ou aprender.

De acordo com Marines Bassanessi Costa, Chefe de Divisão de Cultura de Barracão, o fazer empreendedor nas instituições escolares é um fazer social e econômico também para a região, estado ou país onde o indivíduo está inserido, uma vez que o ambiente e a prática da aprendizagem ultrapassam naturalmente as paredes escolares, envolvendo, assim, as pessoas da comunidade em questão.